quinta-feira, 24 de maio de 2012

Quando foi construído o primeiro edifício da história?




Não se conhece a data exata do primeiro edifício da história, mas, desde as primeiras civilizações, há registros de grandes palácios, templos e construções. Sabe-se que os sumérios, que dominaram o sul da
Mesopotâmia de 3.500 a 1.600 a.C., chegaram a ter cidades com mais de 30 mil habitantes, nas quais havia prédios repletos de colunas e terraços. Por causa da escassez de pedras, eles usaram uma argamassa de
junco e barro, além de tijolos de barro secos ao sol. O maior dos prédios deste período, o Zigurate de Ur,
tinha um pavimento superior com mais de 30 metros de altura. A civilização Minóica, que ocupou Creta por
volta de 2.000 a.C., deixou vestígios de enormes palácios e edificações construídas antes de 1.750 a.C.,
quando uma grande catástrofe natural soterrou-as.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

A HISTÓRIA DA ARTE (CONTINUAÇÃO)


Sabemos agora que a música dessa região apresentava uma escala de sete tons, semelhante à nossa, com toda a notação e sistema musical.
Esse texto musical encontrado soa como uma espécie de canção de amor, uma cantiga de ninar, um hino ou uma nostálgica canção popular, conforme a tonalidade em que é executada. Está escrita em língua hurrita e é para ser tocada e cantada. A tábua em que está escrita apresenta instruções sobre como deve ser tocada e cantada.
Todos os povos da Mesopotâmia possuíam instrumentos de corda, sopro e percussão. Tocavam e cantavam em conjunto em cerimônias festivas, guerreiras e fúnebres.



Eis alguns instrumentos usados por eles:
- de cordas: pequena harpa com caixa de ressonância, cítaras, liras
- de sopro: flautas simples e, principalmente, duplas
- de percussão: tambores pequenos e circulares e tambores militares, chocalhos e clavas.
De todos os instrumentos, o mais característico é uma espécie de lira ou cítara, tocada horizontalmente com um plectro.
A civilização babilônica merece destaque entre os povos da Mesopotâmia. Dedicou-se à arquitetura, pintura, cerâmica, escultura,ourivesaria e literatura, entre outras artes.
Na arquitetura, destacam-se palácios, zigurates, templos, observatórios astronômicos e grandes muralhas. A escultura aparece como complemento da arquitetura, sendo muito usados os baixos-relevos.
A cerâmica apresenta tijolos cozidos, objetos domésticos e também tijolos vitrificados que, completando a arquitetura dos palácios, retratam, em seus desenhos coloridos, muito da história babilônica.
Sua escrita é cuneiforme e há grande número de documentos encontrados, sendo o mais famoso o Código de Leis de Hamurábi.
Os babilônicos eram essencialmente religiosos e consideravam todos os acontecimentos como manifestações divinas.
A civilização assíria é semelhante à babilônica.
A escrita cuneiforme estava reunida na Biblioteca de Assurbanípal, onde foram encontradas milhares de tábuas.
A escultura continua a serviço da arquitetura, com relevos decorando palácios, com motivos mitológicos (touros alados, gênios) e cenas de guerra, de caça e da vida real.
Os tijolos vitrificados são policromados e a pintura começa a aparecer sob a forma de afresco.

A ARTE MESOPOTÂMICA (CONTINUAÇÃO DA HISTÓRIA DA ARTE)


A ARTE MESOPOTÂMICA

Na Mesopotâmia desenvolveram-se muitas civilizações, entre as quais destacam-se a sumeriana, a babilônica, a persa e a assíria. Além dessas, houve muitas outras, como a dos amorreus, dos cassitas, dos hurritas e dos medas, das quais pouco se ouve falar.
No período sumério, a Mesopotâmia é dividida em cidades independentes e rivais que, ao longo do tempo, se alternam em domínio e poder.
A estatuária tosca e pesada e a utilização dos baixos-relevos são características comuns a todos esses povos.
Na arquitetura, encontramos o tijolo cru e cozido. Os sumérios construíram templos, palácios e zigurates (construções com torres, em andares).
A escrita dessa época recebe o nome de escrita cuneiforme e os primeiros documentos escritos da Mesopotâmia são as tábuas pictográficas de Uruk.
Até bem pouco tempo atrás nada se conhecia sobre a música dos povos da Mesopotâmia, fossem eles assírios, caldeus, babilônicos ou outros, mas, a partir de 1972, a Dra. Kilmer decifrou símbolos de um texto musical escrito em grossas prpranchetas de barro e encontrado na cidade de Ugarit, no Oriente Médio, local onde viveram esses povos.

HISTÓRIA DA ARTE


HISTÓRIA DA ARTE

O primeiro período em que a História se divide é o da Idade Antiga, que começa com o aparecimento da escrita e vai até a Queda do Império Romano do Ocidente.
Este foi o período das grandes civilizações míticas, como as da Mesopotâmia, do Egito, da Grécia e de Roma.
Neste ciclo histórico foram produzidas as Sete Maravilhas do Mundo Antigo: as Pirâmides do Egito, o Colosso de Rodes, os Jardins Suspensos da Babilônia, a Estátua Criselefantina de Zeus, o Templo de Artemis, em Éfeso, o Mausoléu de Halicarnasso e o Farol de Alexandria.