sexta-feira, 16 de março de 2012

JOSÉ MARIA DE OLIVEIRA - ARACATI-CEARÁ BRASIL



JOSÉ MARIA DE OLIVEIRA
 ARACATI-CEARÁ BRASIL


VIDA E ARTE DO POETA DR. JUIZ JOSÉ MARIA DE OLIVEIRA

Este projeto teve como objetivo principal mostrar um pouco da vida e da arte do poeta José Maria de Oliveira; que através de sua poesia e arte nos apresenta os sentimentos como amor, solidão, paixão, amizade de forma criativa e prazerosa, prestando assim valiosa contribuição ao conhecimento artístico/cultural local, buscando promover o desenvolvimento educativo de todos os setores da população ou de grupos especializados, principalmente relacionados à área da educação e da arte.
Para tanto, procuramos mostrar a vida e arte deste poeta desde os seus primeiros versos, que apesar de simplórios despertarão nele o sentimento e a paixão da arte de escrever, bem como a emoção de gerar/criar algo que pudesse sensibilizar as pessoas em geral. Contando aqui a história deste artista, através de riscos e rabiscos como ele assim chama suas criações, mostrando por toda parte que passa o valor de ser um ilustre e desconhecido poeta aracatiense.
EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS E ATIVIDADES EM ARTES LITERÁRIAS
           Para este singelo poeta, poesias, trovas, contos e acrósticos, têm um significado muito especial e se expressa assim:
           “A grande explicação é que em mim vem do sangue; faço como bebo água, sinto paladar”. Além de Tautograma, improviso trovas, contos e outros correlatos do gênero romântico.
            Veja também algumas de suas poesias, trovas  e acrósticos as quais despertam os sentimentos mais profundos nas pessoas:


TAUTOGRAMA  (Poesia escrita com a mesma letra sem a presença de artigos)

                                      SUADO  SONHO
                                                         José Maria de Oliveira

Sentado sozinho, sonhava ser seu,
Sentia saudade, seu sussurrar suplicante,
Seu suor subindo sobre seu semblante singelo
Salpicando sem se sustentar;
Sorrindo sereno, sem sabor, só solidão...
Sozinho sofria, sonhava suado,
“Sonhava ser seu”.

POESIA

                                      Ó SOL


Ó sol de brilho natural
Que ilumina os rios nos verões,
Nunca se esqueças de passar bem num cantinho
Onde mora a minha amiga.
Dela nem preciso falar-te:
– Se parece contigo,
Por onde passa tudo se ilumina
Encanta com a sua beleza;
A sua delicadeza é o seu retrato;
Para mim, ela é tudo;
E sei, ó sol, que já sabes
Quem ela é.
Por isso abre precedente
                                      E continua iluminando os seus passos.

VEM, MENININHA


Vem menininha,
Vem ficar perto de mim... Vem, vem
Para alegrar o meu doce coração,
És realeza em forma de amor, que ilumina,
Que idolatra e balança o meu “eu”, refeito.
És, na verdade, a rainha das minhas emoções.
Que alfineta minha geografia em geral, espetando,
Eu me lembro do teu rosto aveludado, macio, aí
Fico vagando nas estradas das paixões;
Tu minha querida
São as letras das minhas mais belas canções.








                                              TELEPATIA

Se sentires vontade de me ver,
Coloca-me no teu pensamento,
Use a telepatia,
Visualize o meu rosto,
Faça seu pedido ao cosmos,
Ele lhe atenderá, feche os olhos e
Imagine me ver
Tomando banho de mar;
Se transporte para lá.
Na imaginação, entre na água,
Vá nadando ao meu encontro,
Jogue de novo a mensagem telepática,
Se eu estiver receptivo, a
Receberei  e já começo a te esperar,
Tudo vai  favorecer,
Quando estiveres já bem perto de mim,
Pare:  - não nade mais... espere:
Pois onde eu estiver,
Já sei que vais ao meu encontro,
Feliz, volto nadando, para te encontrar.

TROVA (verso feito com sete sílabas, sendo primeira com terceira e segunda com quarta, metrificada).
                                      ARACATI (trova)

Aracati tem recantos
De belezas naturais
Morros e muitos encantos
Praias belas e coqueirais.





ACRÓSTICO  (Verso feito com as primeiras letras de um nome ou outros).

JOÃO ALFREDO (ACRÓSTICO)

Já vivido momentos de glória
O irmão, o amigo leal
Aventado de grandes histórias
Onde pisa o caminho  refaz.

A tua alma respira alegria
Ligando a beleza  ao pendor
Fortaleza de vasta grandeza
Recheado de paz e esplendor;
És simbolismo da verdadeira amizade
Da pureza e do lindo candor
O amigo de todas as horas, a beleza, o encanto, o amor.

 


 

 

 

 

                                    






PRODUÇÃO SIMPLES DE ALGUNS OBJETOS ARTÍSTICOS
Assim como na poesia José Maria também esculpiu objetos (em madeira, barro ou de outros materiais) desde a terna idade para satisfazer seus desejos de ter um brinquedo ou mesmo para agradar suas irmãs e primos (as) que naquela época não dispunham de recursos para adquiri-los, de sua criatividade pueril surgiam petecas, cavalos de talo, carrinhos de lata e de madeira, panelas de barro, baladeiras, bolotas de barro para as serem jogadas pelas mesmas, pião, joão galamarte (um tronco de pau enterrado no chão e uma tábua centrada nele para as crianças/adultos rodarem). Hoje já com os dons que Deus lhe deu um pouco mais aprimorado pelo tempo ou mesmo através da ajuda de amigos como o artista plástico Helio Santos, que lhe ensinou a fazer as fachadas das casas da rua histórica de sua cidade natal Aracati com tanto esmero, amor e carinho, transmitindo através desta arte sua paixão que nasce e transborda da sua alma por esta terra tão querida.                            

ATIVIDADES LÚDICAS (Só exemplo de que seja este trabalho de arte tão belo).

      
           Figura 1. Cavalo de talo/José Maria       Figura 2. Peteca/José Maria                                 
                          As duas figuras foram confeccionadas artesanalmente pelo poeta José Maria de Oliveira em 22 de fevereiro de 2012 na cidade de Aracati-Ceará-Brasil..

AVALIAÇÃO
         A proposta para a elaboração deste projeto foi de grande valia para o desenvolvimento dos conhecimentos teóricos dos acadêmicos do Curso de Educação e Arte da Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ, pois os mesmos reconheceram e identificaram suas características artísticas e culturais, bem como as educacionais, promovendo assim o descobrimento de suas habilidades e competências para o ensino aprendizagem do curso em questão e para agirem como seres transformadores e inovadores no contexto educacional e social da cidade de Aracati

OBJETIVOS DO MEMORIAL E ELABORAÇÃO DO PROJETO

1.      Despertar e resgatar a cultura das atividades culturais da região, “Aracati” interesses criativos, através das leituras.
2.      Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;
3.      Aproximar os alunos dos modos, textos, e os tornar familiares
4.      Condição para a leitura fluente e para a produção de textos e outros;
5.      Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário