sexta-feira, 23 de março de 2012

O CONHECIMENTO DA ARTE NA VISÃO DE "JOSÉ MARIA DE OLIVEIRA"


O CONHECIMENTO DA ARTE

A arte é um modo privilegiado de conhecimento intuitivo que se realiza por meio de uma obra concreta e individual e que fala mais ao sentimento do que à razão. O artista fale de si mesmo de fora para dentro e nesse mergulho profundo viaja por toda a sua geografia, fotografa na imaginação, e depois, externa a essência maior, o sentimento puro e sentido que ele mesmo imaginou.   
A arte abre as porta para que possamos compreender múltiplas possibilidades do mundo vivido. Ela altera o modo como vemos a realidade ao mostrar outros mundos possíveis. Um mundo imaginário de paz e amor, onde o artista dentro da sua criatividade retrata a idéia do belo na arte paz, mostrando, paz, beleza e tudo mais que o apreciador imaginar.
Isso é concretizado por meio da imaginação criativa, que permite, de um lado, que o artista crie obras sobre o que não existe e, de outro, que o público as receba preenchendo-as de sentido e sinta na pele o amor do artista passado através do belo, da arte, para ele e para o mundo.
Esse sentido será encontrado por meio do acolhimento da obra pela afetividade, ou seja, deixando que a obra afete nossos sentimentos.
Por isso, o conhecimento que a experiência estética de uma obra nos oferece não se resume ao conhecimento de um objeto, uma pessoa, uma paisagem, um artista, mas de todo um mundo de valores, de propostas, de desejos, e ao conhecimento de nós mesmos: nossas reações a esse mundo descortinado também revelam quem somos.

3 comentários:

  1. ola meu amigo josé adorei o novo template estava olhando bem e acho que aprimeira foto foi tirada na rua grande em frente a casa de jack klein "me corriga se estiver errado" ficaria show as duas fotos nos mesmo locais com diferença de tempo e estrutura é so uma dica Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Tony, recuperei o meu blog e agora posso comentar suas belas postagens.

    ResponderExcluir