segunda-feira, 27 de setembro de 2010

MINHA VIDA JÁ EM FORTALEZA (CONTINUAÇÃO)

  • Na casa Juvenal Galeno, escrevi a minha primeira poesia e esta quando eu achava que tinha feito bonitas letras, um colega de trabalho ao lê, fez um comentário que me deixou sem teto; "não tem métrica", fiquei calado e deixei o tempo passar sem mais mostrar para ninguém.
  • Morando na Jacarecanga e na época (1978) o grande escritor Jáder de Carvalho morava na Rua Agapito dos Santos e eu costumava frequentar a casa dele, era amigo de uma pessoa da família, arrisquei mostrar a poesia. O medo corria nas veias, pois ele era um escritor famoso da terra e qualquer comentário dele, seria uma consagração ou o fim de um sonho: "parar" de escrever poesias.  
  • Pegou o papel cuidadosamente, olhou e leu de cabeça baixa, sério, falou: foi você mesmo que escreveu? Falei timidamente que sim e comentei o que o meu colega havia falado a respeito; olhou-me, sorriu e falou: No dia que alguém escrever com métrica, escreve sem a essencia que sai do coração e você escreveu sem métrica, escreveu com o coração e é assim que tem que ser, esta poesia está muito bonita e bem feita, diga para este seu colega que ele não entende nada de poesia. Siga em frente.


A POESIA

SAUDADE

Quando eu for apenas saudade
Quando eu for apenas desejo
Sonhe dormindo em meus braços
E sentirás o meu corpo inteiro.

É comum sentir saudade 
É comum sentir desejo
Ambos fazem parte do amor
Que nos acocha no peito.

O amor é tão bonito
Mas quanto sofremos por ele
Já quantas pessoas morreram
Sem revelarem um segredo.

Não quero te ver querida
Sendo vítima de uma ilusão
Me confias o teu segredo
E ganharás meu coração.




domingo, 26 de setembro de 2010

MINHA VIDA JÁ EM FORTALEZA (CONTINUAÇÃO)

  • Fortaleza foi o começo de tudo, lá somei muito, trabalhei em várias empresas, começei a participar de eventos sociais, fiz amizades com pessoas ligadas a emprensa e fui ficando um pouco conhecida através da própria mídia.

  • Entrei na UBT por intermédio do escritor Severino Guerra, com sede na casa de Juvenal Galeno, tinha como presidente da casa o nobre escritor renomado Fernando Câncio, meu professor, com ele aprendi a fazer algumas trovas. O Galeno, proprietário da casa, irmão da escritora Enriqueta Galeno era uma pessoa maravilhos, grande escritor e muito me ensinou, presenteava livros para que eu pudesse entender melhor o mundo da poesia. 

  • Continuo amanhã como escrevi a minha primeira poesia...

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

MINHA VIDA JÁ EM FORTALEZA

Fortaleza sempre foi um sonho, e a minha ida de Barreira dos Vianas para lá, agradeço a um primo meio doidão. Estava já a algum tempo morando em SP, veio passear e me convidou para ir com êle, fui e sofri muito, tudo que prometeu não cumpriu. Retornei à Fortaleza e ainda saí por três ocasiões para morar e trabalhar em: - Salvador, Natal e Recife, mas minha paixão mesmo era a capital alencarina. Fiz amigos(poucos) e entre eles, um é especial, o maior de todos, acredito que foi o primeiro em Fortaleza, meu maior orgulho até hoje, meu melhor conselheiro, e minha maior referência em todos os campos do bom viver. 

Outra grande amigo, pai espiritaul, amizade séria, pura, sã,  foi a do Pe. Frota,(in-memórian) ele era tão bom para mim, que dispensa qualquer comentário.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

HINO DA BARREIRA DOS VIANAS - COMPOSTO EM 05 ESTROFES POR: JOSÉ MARIA DE OLIVEIRA EM 02/09/2010

HINO DA BARREIRA DOS VIANAS

Pátria bela de vasta grandeza
Com riquezas que a terra brotou
O teu povo por ti se embeleza
Ó Barreira de encantos e candor.

Os teus filhos são grandes guerreiros
Te defendem com luta e ação
Se reunem em seus claros terreiros
E desbravam terneura e emoção.

O teu solo é fértil e potente
Dá o caju que alimenta a nação
Simbolizando o tesouro pujante
Desta gente que ama o teu chão.

Neste chão que alimenta e dá vida
Que faz brotar qualquer plantação
A carnaúba é a riqueza vivida
Que embeleza este ilustre torrão.

O teu rio com as correntezas
Simboliza a virtude e o amor
Berço nobre de tantas riquezas
Ó Barreira tu és o esplendor!

Refrão: - Barreira / Barreira/ nosso orgulho o nosso esplendor ! (Bis)

terça-feira, 21 de setembro de 2010

MINHA VINDA DE BARREIRA DOS VIANAS PARA O ARACATI(1971/2010)

Minha história de vida começava aqui, chegava em Aracati e despertava para a vida.
Andei por várias cidades, apanhei e aprendi muito, descobri que o ser humano dentro da sua essencia é bom e ruim, mas não é capaz de tirar a bondade e a vontade de crescer de quem de verdade quer.
Fiz muitas amizades, aprendi e aprendo muito até hoje com o meu melhor amigo, meu pai querido, meu amigo leal de todas as horas "FERNANDO ALBERNAZ", dele muitas orientações e muitos ensinamentos, ao obedeçê-lo, me saia muito bem, ao desobedecê-lo, me saia muito mal e assim voltava a Êle e me colocava de novo na trilha da verdade e do amor fraterno.
Muitas histórias, muita luta, hoje tudo mudou, estou de novo em Aracati, casado e feliz.

Com esta bicicleta que tanto gosto, caminho e faço da minha vida, uma verdadeira festa.

domingo, 19 de setembro de 2010

OS TRÊS ÚLTIMOS DESEJOS DE ALEXANDRE "O GRANDE"

Quando a beira da morte, Alexandre convocou os seus generais e relatou seus três desejos:

1º Que seu caixão fosse transportado pelas mãos dos médicos da época;
2º Que fosse espalhado no caminho até seu túmulo os seus tesouros conquistados (prata, ouro, pedras preciosas...);
3º Que suas duas mãos fossem deixadas balançando no ar, fora do caixão, à vista de todos.

Um dos generais, admirados com esses desejos insólitos, perguntou a Alexandre quais as razões.

Alexandre explicou:

1º Quero que os mais iminentes médicos carreguem meu caixão para mostrar que eles NÃO têm poder de cura perante a morte;
2º Quero que o chão seja coberto pelos meus tesouros para que as pessoas possam ver que os bens materiais aqui conquistados, aqui permanacem;
3º Quero que minhas mãos balancem ao vento para que as pessoas possam ver que de mãos vazias viemos e de mãos vazias partimos.

Pense nisso...

Não deixe de correr atrás de seus sonhos, mas não se esqueça de viver intensamente colocando Deus em primeiro lugar e de usufruir de seus sentimentos e emoções, pois as coisas materiais são necessárias para nós, porém elas ficam, já as emoções e sentimentos nascem e morrem com a gente.

ANIVERSÁRIOS FREI ROBERTO E IR. FIDELIS-CORAÇÃO DE JESUS

OS FRADES CAPUCHINHOS DO CONVENTO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, COMEMORAM EM GRANDE ESTILO, OS ANIVERSÁRIOS DE 90 ANOS DO FREI ROBERTO E DO IRMÃO FIDELIS DO (TEODÓSIO) ARACATI.

1º - MISSA SOLENE CONCELEBRADA COM VÁRIOS SACERDOTES E PRESIDIDA PELO PRÓPRIO FREI ROBERTO;  PRESENTES TAMBÉM, O BISPO D. GERALDO, ALÉM DO MONSENHOR JOÃO JORGE DA PARÓQUIA DO CARMO E DEMAIS SEMINARISTAS.

2º - JANTAR NUM BUFFER "ALDEOTA", PARA FAMILIARES E AMIGOS, ENTRE ELES, MARCANDO SEMPRE COM A SUA HONROSA PRESENÇA, O SR. FERNANDO ALBERNAZ, FREQUENTADOR ASSÍDUO DO SANTUÁRIO E AMIGO DE QUASE TODOS OS FRADES E IRMÃOS.
 

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

ADVINHAÇÕES DIÁRIAS

1ª - Minha tia tem uma irmã que não é minha tia. Quem será ?

  • Resposta sempre no dia seguinte.